segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CRACK: NÃO ENTRE NESSA!

 O QUE É O CRACK 

                                                              

A pedra de crack é produzida com a mistura de cocaína e bicarbonato de sódio ou amônia. Sua forma sólida permite que seja fumada.
Pela forma de uso, o crack é mais potente do que qualquer outra droga e provoca dependência desde a primeira pedra. A droga é de fácil acesso, sem cheiro, de efeito imediato e aprisiona pacientes e seus familiares.


O baixo custo da pedra – em torno de R$ 5 – revela-se ilusório. Empurrado para o precipício da fissura, o dependente precisa fumar 20, 30 vezes por dia. Desfaz-se de todos os bens, furta de familiares e amigos e, por fim, começa a cometer crimes.

  • O EFEITO                                                                                 

O crack chega ao cérebro em oito a 12 segundos e provoca intensa euforia e autoconfiança. Essa sensação persiste por cinco a 10 minutos. Para comparar: ao ser cheirada, a cocaína em pó leva de 10 a 15 minutos para começar a fazer efeito.

  • COMO É O USO                                                                        

O usuário queima a pedra de crack em cachimbo e aspira a fumaça. O crack também é misturado a cigarros de maconha, chamados de piticos.

  • DEPENDÊNCIA                                                                         

A fumaça do crack atinge rapidamente o pulmão, entra na corrente sanguínea e chega ao cérebro. É a forma de uso, não a composição, que torna a pedra mais potente. 

 

OS EFEITOS DO CRACK NO ORGANISMO


 
Forma menos pura da cocaína, o crack tem um poder infinitamente maior de gerar dependência, pois a fumaça chega ao cérebro com velocidade e potência extremas. Ao prazer intenso e efêmero, segue-se a urgência da repetição. Além de se tornarem alvo de doenças pulmonares e circulatórias que podem levar àmorte, os usuários se expõem à violência e a situações de perigo que também podem matá-lo.   


CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE                                    

 

Intoxicação pelo metal:


O usuário aquece a lata de refrigerante para inalar o crack. Além do vapor da droga, ele aspira o alumínio, que se desprende com facilidade da lata aquecida. O metal se espalha pela corrente sanguínea e provoca danos ao cérebro, aos pulmões, rins e ossos.

 Fome e sono:

O organismo passa a funcionar em função da droga. O dependente quase não come ou dorme. Ocorre um processo rápido de emagrecimento. Os casos de desnutrição são comuns. A dependência também se reflete em ausência de hábitos básicos de higiene e cuidados com a aparência.

Pulmões:

A fumaça do crack gera lesão nos pulmões, levando a disfunções. Como já há um processo de emagrecimento, os dependentes ficam vulneráveis a doenças como pneumonia e tuberculose. Também há evidências de que o crack causa problemas respiratórios agudos, incluindo tosse, falta de ar e dores fortes no peito.

Coração:

A liberação de dopamina faz o usuário de crack ficar mais agitado, o que leva a aumento da presença de adrenalina no organismo. A consequência é o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial. Problemas cardiovasculares, como infarto, podem ocorrer.

Ossos e músculos:

O uso crônico da droga pode levar à degeneração irreversível dos músculos esqueléticos, chamada rabdomiólise.


Sistema neurológico/Oscilações de humor:

O crack provoca lesões no cérebro, causando perda de função de neurônios. Isso resulta em deficiências de memória e de concentração, oscilações de humor, baixo limite para frustração e dificuldade de ter relacionamentos afetivos. O tratamento permite reverter parte dos danos, mas às vezes o quadro é irreversível.

 Prejuízo cognitivo:

 Pode ser grave e rápido. Há casos de pacientes com seis meses de dependência que apresentavam QI equivalente a 100, dentro da média. Num teste refeito um ano depois, o QI havia baixado para 80.

Doenças psiquiátricas:

Em razão da ação no cérebro, quadros psiquiátricos mais graves também podem ocorrer, com psicoses, paranoia, alucinações e delírios.

Sexo:

 
O desejo sexual diminui. Os homens têm dificuldade para conseguir ereção. Há pesquisas que associam o uso do crack à maior suscetibilidade a doenças sexualmente transmissíveis, em razão do comportamento promíscuo que os usuários adotam.

Morte: 
Pacientes podem morrer de doenças cardiovasculares (derrame e infarto) e relacionadas ao enfraquecimento do organismo (tuberculose). A causa mais comum de óbito é a exposição à violência e a situações de perigo, por causa do envolvimento com traficantes, por exemplo.  

EXISTE TRATAMENTO?
Não há tratamentos ou remédios que curem o viciado ou impeçam que tenha recaídas. Nas clínicas e comunidades  terapêuticas, o dependente pode tomar antidepressivos ou ansiolíticos. Sessões de auto-ajuda e espirituais servem para que o usuário consiga escapar da vontade de voltar à droga.

A ÚNICA COISA QUE O CRACK NOS TROUXE FOI...

A DEGENERAÇÃO HUMANA, VIDAS DESTRUÍDAS E CARREIRAS INTERROMPIDAS.

ATOS DESESPERADOS




AUMENTO DA CRIMINALIDADE



AGRESSÕES EM FAMÍLIA


VIOLÊNCIA NAS RUAS


PRISÕES LOTADAS




NÃO É SÓ A DESFIGURAÇÃO EXTERNA QUE É INTENSA -
O EFEITO DENTRO DO CORPO É PIOR AINDA.
FIQUE LONGE DO CRACK!







FONTES:

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SAIBA MAIS!

AS SUBSTÂNCIAS ILEGAIS SÃO MAIS PERIGOSAS DO QUE AS LEGALIZADAS ?

 Nem sempre. Os perigos relacionados ao uso de drogas dependem de diversos fatores, como já vimos: que droga é utilizada, em quais condições e quem é o usuário. O fato de a substância ser legal ou ilegal não tem uma relação direta com o perigo que oferece.

Temos a tendência de achar que substâncias como o álcool, já que são legalizadas, não são tão problemáticas e prejudiciais quanto as drogas ilegais, o que é um engano. Assim, observamos que na nossa cultura somos demasiadamente tolerantes com relação às drogas legalizadas (álcool, medicamentos, fumo etc.). 

AS DROGAS NATURAIS SÃO MENOS PERIGOSAS QUE AS DROGAS QUÍMICAS ?

Não. Substâncias obtidas a partir de plantas, como a cocaína, podem ser tão ou até mesmo mais perigosas do que as drogas produzidas em laboratórios, como o LSD.

sábado, 13 de agosto de 2011

FELIZ DIA DOS PAIS!



De um abraço apertado e um olhar de seriedade a um coração que já sabe o que é amar. Do lado esquerdo do peito, as aprendizagens que somente conseguimos vivenciar ao seu lado. Da volta do trabalho, momento tão esperado, a esperança de mais uma vez conseguirmos olhar para você e vivermos juntos aquelas experiências que jamais vão se apagar de nossas memórias, memórias de nossos corações. Não é fácil definir com palavras a nossa gratidão por você, papai. O que podemos fazer é seguir os caminhos que o senhor nos ensinou, ainda que, há algum tempo, estes mesmos caminhos não parecessem tão lógicos assim.

Hoje, contudo, as suas razões são mais claras para nós, pois, diferentemente do que imaginávamos quando não queríamos entender as suas decisões, os anos passam para todos e lavam as imperfeições do abraço que não foi dado e daquele sorriso que nos negamos a dar diante de algumas contrariedades.

“Éramos felizes e não sabíamos”, pois a nossa tão pouca idade nos impedia de agradecê-lo pela repreensão, esta que hoje é como luz para os muitos caminhos que seguimos, que serve como um guia seguro para as nossas mais sérias decisões. Papai, hoje reconhecemos não apenas em nossas mentes, mas também no mais profundo de nossos corações, a sua importância em nossas vidas. Esse reconhecimento é tão grande a ponto de querermos ser como o senhor, um homem que sabe ensinar e amar mesmo quando está bravo com a gente. E, acredite, queremos alcançar de Deus a bênção de termos também o reconhecimento de nossos filhos, estes que vamos tentar guiar pelos mesmos caminhos que o senhor um dia nos ensinou.

Pode parecer irônico, mas irônica é a vida daquele que ensina e aprende. No processo de aprender, somos sacudidos em nossa zona de conforto, pois, quando nos damos conta de que temos que rever alguns conceitos, sentimos um pouco de insegurança. Ufa, ainda bem que o senhor nos ensinou a superá-la.

Sabemos que as incertezas surgem em todo o momento, mas aprendemos com o senhor que a pessoa que tem a quem amar pode conseguir vencer as mais fortes barreiras, até mesmo aquelas que parecem tirar o nosso chão. A perfeição de seus caminhos não está nos acertos de cada ação, pois sabemos que até mesmo os nossos super-heróis estão sujeitos a falhas. A perfeição, tão desejada e buscada por tantas pessoas, está no seu amor, no seu gesto de carinho, no silêncio que ensina e fala mais que quaisquer palavras.

Papai, desejamos que ao ler estas reflexões o senhor se sinta de algum modo recompensado por tudo o que Deus nos permitiu viver juntos. Sabemos que não existe vocabulário suficiente para traduzir o que sentimos pelo senhor, mas estas são as palavras que estão guardadas a sete chaves nas memórias de nossos corações. Feliz Dia dos Pais!
 
Planeta Educação; Professora de Língua Portuguesa e Espanhol pela Universidade Metodista de São Paulo. Articulista sobre assuntos de língua portuguesa e família. Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br).


A COMUNIDADE CATÓLICA YOBEL DESEJA UM FELIZ DIA DOS PAIS A TODOS OS PAIS E ESPECIALMANTE AOS PAIS QUE TEM FILHOS ENTERNOS NA COMUNIDADE.

"FELIZ DIA DOS PAIS!"