domingo, 31 de julho de 2011

DROGAS DESTROEM VOCÊ E O SEU FUTURO

 A degradação das drogas na vida dos adolescentes é devastadora, em pouco tempo faz mudanças drásticas em sua personalidade, comportamento, convívio social e etc. Por isso você que é jovem pense no seu bem-estar e no seu futuro, pense realmente em viver.
DIGA NÃO AS DROGAS!           

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Mensagem do Dia

Lembre-se de que nada, nem ninguém, pode trazer maior alívio para nossos sofrimentos do que a presença divina em nossas vidas. Deus, Pai bondoso e justo, jamais nos abandona ou desampara. Confie e persista, sempre.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Como saber se seu filho usa drogas?




 1 - Mudança brusca no comportamento;

2 - Irritabilidade sem motivo aparente e explosões nervosas;

3 - Inquietação motora. O jovem se apresenta impaciente, inquieto, irritado, agressivo e violento;

4 - Depressões, estado de angústia sem motivo aparente;

5 - Queda do aproveitamento escolar ou desistência dos estudos;

6 - Insônia rebelde;

7 - Isolamento. O jovem se recusa a sair de seu quarto, evitando contato com amigos e familiares;

8 - Mudança de hábitos. O jovem passa a dormir de dia e ficar acordado à noite. Existência de comprimidos, seringas, cigarros estranhos, entre seus pertences;

9 - Desaparecimento de objetos de valor, de dinheiro ou, ainda, incessantes pedidos de dinheiro. O jovem preciso, a cada dia mais, a fim de atender às exigências e exploração de traficantes, para aquisição de produtos que lhe determinaram a dependência;

10 - Más companhias. Os que iniciaram no vício passam a fazer parte da vida do jovem.

terça-feira, 19 de julho de 2011

O que é Dependência?

Dependência é o impulso que leva a pessoa a usar uma droga de forma contínua (sempre) ou periódica (freqüentemente) para obter prazer. Alguns indivíduos podem também fazer uso constante de uma droga para aliviar tensões, ansiedades, medos, sensações físicas desagradáveis, etc. O dependente caracteriza-se por não conseguir controlar o consumo de drogas, agindo de forma impulsiva e repetitiva.

Para compreendermos melhor a dependência, vamos analisar as duas formas principais em que ela se apresenta: a física e a psicológica. 

A dependência física caracteriza-se pela presença de sintomas e sinais físicos que aparecem quando o indivíduo pára de tomar a droga ou diminui bruscamente o seu uso: é a síndrome de abstinência. Os sinais e sintomas de abstinência dependem do tipo de substância utilizada e aparecem algumas horas ou dias depois que ela foi consumida pela última vez. No caso dos dependentes do álcool, por exemplo, a abstinência pode ocasionar desde um simples tremor nas mãos a náuseas, vômitos e até um quadro de abstinência mais grave denominado delirium tremens, com risco de morte, em alguns casos.

Já a dependência psicológica corresponde a um estado de mal-estar e desconforto que surge quando o dependente interrompe o uso de uma droga. Os sintomas mais comuns são ansiedade, sensação de vazio, dificuldade de concentração, mas que podem variar de pessoa para pessoa.
Com os medicamentos existentes atualmente, a maioria dos casos relacionados à dependência física podem ser tratados. Por outro lado, o que quase sempre faz com que uma pessoa volte a usar drogas é a dependência psicológica, de difícil tratamento e não pode ser resolvida de forma relativamente rápida e simples como a dependência física .

segunda-feira, 18 de julho de 2011

CONHEÇA O TRABALHO DA YOBEL


A Comunidade terapêutica YOBEL trabalha com a recuperação de dependentes químicos no município de Marechal Deodoro (AL). O principal objetivo do blog é mostrar o trabalho da comunidade e dar orientação aos dependentes, co - dependentes e todos aqueles que precisam de informação sobre essa doença crônica.

A comunidade YOBEL trabalha com base em três elementos principais, sendo primordiais para o tratamento que são:

   

1.DISCIPLINA:

   
Vencer as defesas internas da doença não é fácil para o dependente. Ele precisa remontar sua vida, começando quase que do zero. Todos os aspectos de sua vida (família, emprego, sentimentos, hábitos etc.) terão que ser mudados de uma vida de Dependência para uma vida de Independência das drogas e do álcool. É necessária muita autodisciplina para que ele possa fazer isto efetivamente. Acontece que a própria vida de dependência e as próprias características da doença fazem com que a autodisciplina do dependente seja mínima. Ele necessita, portanto, de uma ajuda externa que o acostume à disciplina, às normas, ao que é preciso.

 2.TRABALHO:

  

O dependente perde, com a vida de dependência, um dos elementos primordiais da vida em sociedade: o trabalho. Estando sua atenção voltada às drogas, ele perde os benefícios de trabalhar, o prazer de fazer bem feito, a responsabilidade, o sentimento de ser útil para a sociedade. Dentro da YOBEL, cada interno contribuirá com sua parcela de trabalho para o bem-estar de todos.

 

3.ORAÇÃO:

   
É normal o dependente, ao "endeusar" o álcool ou outras drogas, se afastar de Deus. Todo dependente acaba tendo alguma forma de problemas de relacionamento com Deus, que em nada contribui para sua recuperação, muito pelo contrário. Dentro da YOBEL, o interno vivenciará e redefinirá sua relação com Deus. Diversas atividades estão direcionadas a este aspecto que em nosso ver, é essencial à recuperação.
    

Existem outros componentes que podem e serão empregados, como auxiliares do tratamento.